Debate sobre o sistema carcerário ocorre na Univille

Um debate sobre o sistema carcerário e a violência no Brasil ocorre nesta quinta-feira (20), às 19 horas, no auditório da reitoria da Univille. Tatiana Sager, diretora, e Renato Dornelles, roteirista do documentário Central – O Poder das Facções no Maior Presídio do Brasil, participam da conversa, promovida pelo curso de Direito da universidade.

Central é como é chamado o presídio de Porto Alegre. O filme conta a história do crime organizado no Rio Grande do Sul, desde os anos 70 até culminar na disputa de facções dentro da instituição carcerária.

Inspirado no livro Falange Gaúcha, de Renato Dornelles (roteirista), o filme foi lançado em 2015, produzido pela Panda Filmes. Dirigido por Tatiana Sager, ganhou prêmios de melhor documentário do Prêmio Nacional de Direitos Humanos 2016 e do Festival de Língua Portuguesa 2016, em Portugal.

Durante o evento em Joinville serão exibidos trechos do filme que darão suporte para a discussão a respeito do sistema carcerário, sobre a disputa de facções do crime organizado em todo o Brasil e sobre a falta de controle do Estado que gera um caos no sistema carcerário. O encarceramento da população negra e a dificuldade de ressocialização do preso no Brasil são outros temas que podem surgir na conversa.

Texto: Felipe Silveira
Informações: Panda Filmes/Evento oficial
Foto: Sidnei Brzuska/Divulgação/Panda Filmes

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *